Disk Oração: 16.9 9151-7876

A predestinação

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo…” Efésios 1:4.

Consideremos, com a maior sensibilidade, este tema bíblico que não é muito conhecido: A Predestinação.Isto está muito claro nas Sagradas Escrituras. Sem dúvida há pessoas que atuam como se pudesse obrigar a Deus fazer determinada coisa, como se Ele houvesse esquecido de algo, ou como se existissem certas cenas nos acontecimentos da vida humana que Deus não tivesse conhecimento. Porém, estamos certos que ninguém pode surpreender a Deus; Ele sabe tudo desde o princípio; Ele olha adiante com a mesma facilidade com que olha para trás.

Portanto as decisões de Deus são sábias e firmes. De modo que Deus em seu conhecimento antecipado elege, rejeita, decreta ou fala, o que logo chega a suceder no tempo que Ele mesmo tem determinado.

A predestinação é a decisão soberana de Deus, eleger ou rejeitar. Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho. E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai. Porque, não tendo eles ainda nascido, nem feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú. (Romanos 9:9-13). Esta Escritura prova que Deus elege como quer e para o que quer. Assim que o homem forçosamente cumprirá o que Deus tem decretado. Logo pois compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. (Rom. 9:18). Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. (Romanos 9:16).

Deus em sua soberania elege as suas criaturas para seus propósitos, e ninguém pode impedi-lo nem dizer que há injustiça em Deus. Que diremos pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. (Romanos 9:14). Agora, Deus não está sujeito às circunstâncias, não desenvolve seus planos às cegas, nem determina algo de última hora. É como um engenheiro que quando tem que fazer uma construção; esse homem não pede o material de qualquer maneira, nem qualquer tipo de material; senão que ele planifica tudo de antemão; sabe o que tem que pedir e no que utilizará. Deus não é menos que isto, porque como Criador e Dono conhece todas as coisas antecipadamente desde o princípio. De modo que nada surpreende Deus; nem o bem do santo, nem a extrema maldade do ímpio. Agora, se perguntamos como Deus predestina, não seríamos capazes de explicar-lhe por causa da limitação humana; porém sabemos que Deus como um ser, tem seus pensamentos, e isto são seus atributos. E como um arquiteto ou pintor, eles têm primeiro seus pensamentos; logo os expressam e os levam a cabo.

Os pensamentos de Deus são perfeitos e quando Ele chega a expressá-los, constituem seus planos perfeitos. O que Ele tem tido em sua mente chega a ser uma realidade no tempo que Ele tem determinado. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. (Rom. 8:29-30).

Os predestinados estão nos pensamentos de Deus desde o princípio; porém em determinado tempo se manifestam sobre a terra. São conhecidos e predestinados por Deus desde a eternidade, porém quando se manifestam neste mundo, então Deus os chama, justifica e glorifica.

Há predestinados para uma coisa e para outra: uns para serem salvos aceitando e obedecendo a Verdade de Deus; e outros para perder-se rejeitando a Verdade. Isto o ensina a Escritura com toda a claridade. Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para perdição?

Para que também desse a conhecer as riquezas de sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou. (Romanos 9:21-23). Então o Supremo Oleiro prepara uns para morte e outros para Sua glória. Isto parece muito duro, porém é a verdade que tinha que sair à luz nesta era final da igreja, porque assim o tinha prometido o Senhor. Jacó e Esaú nasceram de um mesmo pai e de uma mesma mãe; sem dúvida, foram completamente diferentes em caráter e em tudo; porém Deus conhecendo isto antecipadamente, e para que seu propósito conforme a eleição e predestinação permanecesse, escolheu amar a Jacó e aborrecer a Esaú. Nisto não há injustiça, porque Deus conhece todas as coisas. E como Deus é justo, sempre faz o melhor; ainda que agora nós não entendamos. Nossa resposta a esta eleição, tem sua base em Deus, que toma a iniciativa ainda antes que nasçamos. Por essa razão o Senhor disse aos seus discípulos: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; afim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vô-lo conceda.” (João 15:16). Tampouco foram determinadas circunstâncias, nem obras de casualidade, o que mudou o rumo da vida de Paulo ali no caminho de Damasco senão que assim estava determinado por Deus desde o princípio. Ele o havia escolhido desde o ventre de sua mãe como um vaso para sua glória. “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar o seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue.” (Gálatas 1:15-16). Jeremias também é outro exemplo claro da predestinação. “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei: às nações te dei por profeta.” (Jeremias1:5). Isto demonstra a completa soberania de Deus em sua eleição, na qual Ele participa só. Porque quem entendeu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? (Romanos 11:34).

Quem estava com Deus ali no princípio para dizer-lhe o que tinha que fazer? “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas…” Romanos 11:36. Isto tira toda vanglória; porque não podemos fazer nada por nós mesmos. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam;” Salmos 127:1. Também diz a Escritura: “Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.” (Romanos 9:16).

Sabemos que nem ainda a fé que uma pessoa professa, é sua, senão de Deus; pois está escrito: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9) Paulo, escrevendo aos Efésios, disse: “Como também nos elegeu Nele -Cristoantes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” De modo que os predestinados foram escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo; e tudo isto foi por desejo e eterminação de Deus. Os filhos de Deus têm estado com Ele desde o princípio, porque estavam em Seus pensamentos; e Seus pensamentos são eternos. Deus pensou nos seus desde o princípio; é dizer, desde a eternidade.

Tudo isto revela que o plano e propósito de Deus para com seus filhos, está decretado desde o princípio. Agora nos temos feito presentes neste plano em nosso tempo; como os apóstolos, profetas e demais filhos de Deus se fizeram presentes em seu tempo; porém tudo estava estabelecido desde o princípio. Milhares de anos antes de que Jesus nascesse ali em Belém, na mente de Deus, já havia morrido por nossos pecados; assim também os predestinados para salvação têm seus nomes no livro da vida desde a eternidade. “E adoraramna todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão no livro da vida do cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apocalipse 13:8).

Isto não é algo novo, que acontece hoje. Isto é um fato desde o princípio. Assim como estávamos nos lombos de nosso pai terreno antes que fôssemos manifestos sobre a terra; de igual maneira, se não houvéssemos estado nos pensamentos de Deus desde o princípio, jamais poderíamos chegar a ser Seus filhos.

Os que hoje são filhos de Deus, estavam em seus lombos, em seus pensamentos, desde o princípio. “’E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade… Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça. Que Ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos…” Tudo, segundo o plano de Deus, é reunido em Cristo; o qual foi imolado antes da fundação do mundo para redimir aos seus, seus filhos predestinados.

Todos os direitos reservados. • Tabernaculo Apostólico em Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil
Endereço: Rua José Joaquim, 354, Parque Industrial Avelino Alves Palma, Ribeirão Preto, SP, CEP: 14077-370