Disk Oração: 16.9 9151-7876

As Etapas da Vida de Rute

” Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rute 1:16-17

Caro leitor, é inegável que o livro de Rute é uma linda história de amor, considerado pelos compiladores da Bíblia como inspirado o suficiente para compor o Antigo Testamento.É um livro profético com uma revelação escondida trazendo um verdadeiro significado espiritual. O enredo deste drama judaico e seus significados, podem serem ouvidos acessando o nosso canal no YouTube (https://youtu.be/SJRDvPXFd34), para uma maior compreensão.

Para contextualizar ao que queremos evidenciar, vemos que Elimeleque e Noemi, sua mulher, e seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus de Belém de Judá, saíram a peregrinar nos campos de Moabe, uma nação pagã, oriunda de um filho ilegítimo das filhas de Ló. Aconteceu de Elimeleque morrer e seus filhos tomaram para si mulheres moabitas, e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute. A morte golpeou a família mais uma vez, vindo a falecer também Malom e Quiliom, ficando somente as mulheres. Noemi resolve voltar para seu país, e então começa o idílio.

Orfa, um tipo do crente morno que crê que Jesus é o Cristo e logo regressa ao mundo e seu sistema religioso pagão, se despede e volta para o seu povo; mas Rute, um tipo do cristão genuíno de hoje, se lhe apegou a Noemi, um tipo da igreja antiga e suas leis. Dá-se início as quatro etapas diferentes na vida de Rute, desenhando um paralelo para os nossos dias de como temos a redenção de nossas almas.

Decidindo: Ao contrário de sua irmã, Rute não volta aos seus deuses em sua nação pagã. Antes, tomou uma verdadeira decisão de não abandonar Noemi.  Igualmente ao cristão quando aceita a Jesus como seu Salvador e Senhor, se batiza em Seu nome e crê que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele sai do mundo, queima todas as pontes por detrás e não regressa a fazer as coisas que fazia antes. Agora está mudado e seus gostos são diferentes. Começa a viver e aprender com uma classe de pessoas com costumes estranhos, como Rute aprendeu do povo de Noemi, conhecendo a vontade de Deus pela observância de Sua Palavra.  (capítulo 1)

Servindo: A próxima coisa que fez foi rabiscar espigas nos campos de Boaz, um tipo de Cristo. Isso é o que o cristão faz depois de tomar sua decisão. Servir a Deus conforme Seu plano. Trabalhando para o Reino de Deus e Seu povo. Seu coração está em chamas por Cristo e no profundo de sua alma há um desejo por testificar de Suas obras. A grande satisfação está em que Cristo dá ordens aos Seus anjos para deixar, sempre, cair um bom bocado de Suas bençãos redentoras àquele que o serve.  (capítulo 2)

Descansando: Agora o Antigo Testamento (Noemi), explica a lei de redenção para o Novo Testamento (Rute), que tem que haver um parente próximo para redimir uma propriedade ou algo que se havia perdido. Logo Noemi aconselha a Rute ir e deitar-se aos pés de Boaz, um tipo perfeito do cristão que descansa aos pés de Cristo envolto no manto sagrado do batismo do Espírito Santo, confiando em cada uma das Suas promessas e esperando a plena redenção. (capítulo 3)

Recompensada:  Que quadro formoso temos aqui! Boaz toma a Rute em casamento, para redimir a Noemi. O cristão será galardoado com o casamento em nuvens de glória quando acontece a vinda do Senhor Jesus, os que dormiram serão ressuscitados e os vivos serão transformados, num abrir e fechar de olhos, e a Noiva subirá para a Ceia das Bodas do Cordeiro. (capítulo 4)

Redimir significa, trazer de volta ao seu estado original. Cristo é o parente redentor que nos comprou, fora das portas de Jerusalém, dando testemunho de que foi pago o preço de sangue para nos tornar de volta a condição de filhos e filhas de Deus.

Que essa pequena abordagem dos muitos significados que contém o livro de Rute, possa estimulá-lo a uma caminhada firme e próspera com Cristo e Sua Palavra.

Fraternalmente,

Pastor Joel de Arruda

Todos os direitos reservados. • Tabernaculo Apostólico em Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil
Endereço: Rua José Joaquim, 354, Parque Industrial Avelino Alves Palma, Ribeirão Preto, SP, CEP: 14077-370